O envelhecimento é um processo natural, mas que varia entre os indivíduos de acordo com o estilo de vida e com fatores genéticos. A qualidade de vida na terceira idade pode aumentar com alguns hábitos saudáveis, como controlar o estresse, dormir bem, manter uma boa alimentação e praticar exercícios físicos. Nesse contexto, a yoga para idosos surge como uma excelente opção.

Os benefícios da atividade física podem ser percebidos a curto prazo, com a redução dos riscos de quedas e fraturas. Problemas de saúde como artrite, osteoporose, hipertensão arterial, depressão e outros também podem ser evitados por meio da prática de exercícios. Além disso, idosos com boas habilidades físicas desempenham as atividades diárias com muito mais autonomia.

Continue a leitura e conheça os benefícios físicos, sociais e psicológicos que a yoga pode proporcionar para os idosos!

1. Diminui o risco de fraturas

A yoga é uma atividade que ajuda a fortalecer os ossos, especialmente na terceira idade, quando a osteoporose é uma das doenças mais recorrentes. A condição é caracterizada pela alteração gradativa da densidade óssea, que diminui sua resistência.

Esse problema aumenta o risco de fratura dos ossos. E, no caso dos idosos, até os pequenos impactos podem causar a sua ruptura. A yoga ajuda a fortalecê-los e a reduzir a incidência dessas quebras.

Por esse motivo, ela é recomendada como opção de atividade física para complementar o tratamento da osteoporose. A yoga para idosos se caracteriza por ser um exercício de sustentação e isometria que trabalha os grupos musculares, o que aumenta a força.

2. Regula a pressão arterial

Os elevados níveis de colesterol em idosos podem causar sérios danos à saúde. Por isso, um dos principais benefícios da yoga para idosos é o relaxamento que ela proporciona por meio dos exercícios de respiração e da meditação. Dessa forma, é possível reduzir o estresse e a ansiedade — como veremos mais à frente.

Isso ocorre em razão da diminuição da pressão arterial, já que a sensação de tranquilidade que a atividade oferece diminui a produção do cortisol e da adrenalina — hormônios responsáveis pelo estresse.

Algumas posições típicas da yoga também contribuem para o equilíbrio do ritmo respiratório e, consequentemente, da função cardíaca.

3. Alivia dores musculares

A yoga pode ajudar a aliviar as dores de todos os músculos do corpo, principalmente se elas forem crônicas. O principal motivo para isso é a sensação de relaxamento gerada pelo autoconhecimento físico e mental e pelo controle da respiração.

A agitação do dia a dia ocasiona um tensionamento muscular natural. A principal causa desse problema é o aumento na presença de hormônios como a adrenalina e o cortisol no sangue. Tensos, os músculos ficam mais propensos a sofrer lesões, já que estão em constante atividade de contração.

As dores nas costas são as mais beneficiadas com a atividade, pois a yoga é excelente para corrigir a postura.

4. Combate a depressão e a ansiedade

Entre os principais sintomas da depressão estão a ansiedade, o cansaço excessivo, o desânimo, a tristeza profunda, a insônia ou o sono em excesso, as dores no corpo etc. E existem muitas razões para a yoga ajudar a combater essas manifestações.

Em primeiro lugar, a atividade trabalha ao mesmo tempo o corpo e a mente. Além disso, ela equilibra as emoções e melhora a autoestima e o bem-estar. Com o tempo, o praticante sente-se mais seguro e autoconfiante.

A yoga também promove o convívio social. Durante as aulas, os idosos têm contato com os instrutores e com outras pessoas que frequentam o ambiente, podendo fazer novas amizades e se distrair.

Por fim, a yoga ajuda a focar no presente, evitando que o praticante pense excessivamente no que está por vir. A meditação também é importante para aliviar os sintomas da ansiedade.

5. Aperfeiçoa a memória

De acordo com a reportagem publicada no jornal Correio Braziliense, praticar yoga e meditação ajuda a manter a mente ativa. As atividades podem ser mais eficazes para aumentar a função cognitiva do que os tradicionais jogos e testes de memória.

O estudo realizado com idosos constatou que tanto os participantes que faziam yoga quanto os que faziam atividades tradicionais de treino mental apresentaram evolução na conectividade das regiões cerebrais relacionadas à memória verbal. Entretanto, quem praticava yoga teve outros ganhos, como melhora nas habilidades espacial e visuais, responsáveis pela recordação dos locais quando estamos andando ou dirigindo — o que evita que os idosos se percam.

6. Recupera a qualidade do sono

Como é possível perceber, a yoga para idosos ajuda tanto no equilíbrio geral dos indivíduos quanto em seus pensamentos e atitudes. Posturas associadas ao relaxamento, meditação e respiração são as responsáveis por trazer bons resultados para a qualidade do sono.

A atividade conta com posições que mobilizam a energia, soltam as tensões, alongam e relaxam o corpo. A respiração deve ser tranquila, e manter a concentração é fundamental. Dessa forma, o relaxamento é inevitável e o idoso tende a ter uma noite de sono mais tranquila, aumentando o seu bem-estar e a sua qualidade de vida.

7. Melhora o equilíbrio e previne quedas

A yoga tem várias posições que trabalham as mais diversas partes do corpo e podem ajudar a melhorar o equilíbrio e a reduzir o risco de quedas. Os exercícios para olhos, por exemplo, mantêm a retina e outras partes desse órgão mais saudáveis, possibilitando que os idosos enxerguem melhor os obstáculos físicos ao seu redor.

Outros exercícios oferecem maior flexibilidade e fortalecimento para os dedos e para o arco dos pés, proporcionando uma melhor sustentação. Além disso, os músculos ganham mais forças, o que nivela a bacia, mantém os joelhos na posição correta e melhora as articulações dos membros inferiores.

A atividade também contribui para a flexibilidade da coluna vertebral. Isso resulta em uma melhor postura, mais conforto e equilíbrio.

Além de manter o corpo em movimento com a yoga para idosos, é importante também preservar uma mente ativa. Para evitar os lapsos de memória e as confusões causadas pelo avanço da idade, é possível investir em jogos de raciocínio, como palavras-cruzadas e sudoku. Assim, consegue-se uma melhora do desempenho e da agilidade mental.

Lembre-se de que, antes de fazer qualquer exercício, é fundamental consultar um médico. Peça também para o instrutor de yoga sugerir posições que não prejudiquem a sua saúde. Afinal, é importante respeitar os limites do próprio corpo!

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