Você sabe o que são os exercícios para dores?

São simples movimentos que, em alguns casos, utilizam apenas o peso do seu próprio corpo. Assim, eles são capazes de reduzir ou acabar com muitas dores crônicas. Além disso, servem como forma de prevenção e fortalecimento do corpo.

Neste post vamos mostrar 6 exercícios para dores que vão mudar o seu dia a dia. Então, acompanhe-nos nessa leitura, veja quais são e como eles podem auxiliá-lo a combater as dores!

1. Pilates

O Pilates é um exercício realizado apenas com o peso do seu próprio corpo e alguns acessórios. Basicamente consiste em uma série de movimentos que exercem certa força sobre a musculatura. Dessa maneira, você é forçado a controlar os seus músculos e, eventualmente, fortalecê-los.

Ao mesmo tempo, reduz e previne o aparecimento de dores em idade mais avançada, corrige problemas de postura, aumenta a flexibilidade, entre outros benefícios.

Os exercícios do Pilates são realizados em estúdios especializados. Os movimentos devem ser executados com o máximo de qualidade, ao invés de quantidade. É provável que você saia bastante revigorados após uma sessão!

Outra característica interessante é o foco das atividades no equilíbrio corporal. Com isso, os grupos musculares não ficam sobrecarregados. Como resultado, as partes do corpo se fortalecem e evitam novas dores e novos problemas.

2. Alongamento

Os alongamentos são bem conhecidos, afinal, tratam-se de exercícios antigos que ainda são repetidos até hoje. Eles são tão eficazes e importantes, que os atletas jamais praticam esporte sem antes dedicar um tempo para se alongar.

Você deve estar se perguntando: como e por que eles influenciam a redução e a prevenção de dores articulares ou dores no ciático, por exemplo? Bom, para tanto, vamos explicar um pouco mais sobre os seus efeitos no corpo.

Esses exercícios trabalham a elasticidade muscular, fazendo com que os músculos fiquem mais flexíveis e suportem melhor a movimentação do dia a dia. A falta de alongamento é o que os endurece, deixando-os mais suscetíveis a lesões.

3. Natação

A natação proporciona muitos benefícios, desde o auxílio no emagrecimento, o fortalecimento do sistema respiratório até o combate a dores.

Isso porque esse esporte é capaz de fortalecer a musculatura, deixando os indivíduos menos propensos a sentirem incômodos pelo corpo, principalmente nos músculos.

Além disso, assim como o Pilates, a natação também aumenta a flexibilidade muscular dificultando que pequenas lesões, causadas no dia a dia, impactem os seus músculos, os faça inflamar e, em consequência, doer.

Por fim, é um esporte que qualquer pessoa pode realizar, independentemente da idade ou do condicionamento físico. Afinal, trata-se de uma atividade em que o peso do corpo deve apenas vencer a resistência da água para se locomover dentro da piscina. Portanto, não existe sobrecarga que impeça a sua prática, ok?

4. Hidroginástica

Para quem não é muito fã de praticar esportes, a hidroginástica pode ser uma excelente saída. Os benefícios relacionados à redução e à prevenção de dores são muito parecidos com os da natação.

A grande diferença é que essa atividade física é mais descontraída e pode ser realizada na companhia de outras pessoas. Por isso, gera maior interação e motivação para a pratica do exercício.

Se você é jovem e sofre com dores, não se engane. A hidroginástica não é destinada apenas à terceira idade. Ela também pode ajudar pessoas mais novas a cuidarem do seu bem-estar.

5. Abdominal

Os abdominais são excelentes para quem sente dores na região do abdômen e da lombar inferior. Esses exercícios fortalecem as musculaturas dessas regiões, ao mesmo tempo em que as deixam mais resistentes a possíveis lesões.

Mais do que definir a “barriga de tanquinho”, os abdominais influenciam positivamente a saúde da sua coluna e da sua postura. Você começa a sentir seu corpo mais flexível.

6. Musculação

Por fim, temos a boa e velha musculação. Muitas pessoas acreditam que essa atividade física é válida apenas para aqueles que desejam ter corpos sarados ou a musculatura grandiosa.

Apesar de muitos desejarem esses resultados, a musculação não serve apenas para esse objetivo. Ela pode ser uma forte aliada para a sua saúde.

Nela, você trabalha seus músculos com sobrecargas de volume, forçando-os a se fortalecerem para resistir aos pesos em excesso.

Não estamos defendendo que você vá à academia para levantar halteres e barras pesadas, viu? O que queremos explicar é que todo peso levantado será um acréscimo para a sua musculatura, já acostumada apenas ao seu peso corporal.

Portanto, conte com a ajuda de um profissional para saber exatamente quanto peso deve colocar em cada aparelhos.

Ao fortalecer sua musculatura por meio da musculação, você se blinda das dores que acometem as várias partes do corpo. Além disso, poderá gozar dos outros benefícios dessa prática.

Que tal uma dica?

É necessário associar a alimentação saudável e rica em produtos naturais à prática esportiva. Essa dupla poderosa pode proporcionar benefícios incríveis ao seu corpo.

Um dos produtos naturais mais conhecidos na atualidade é a cúrcuma. Segundo estudo realizado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), a cúrcuma pode melhorar o desempenho dos atletas assim como diminuir as lesões musculares e aumentar a atividade anti-inflamatória.

Pra terminar, é importante lembrar que todos os exercícios mencionados nesse artigo devem ser realizados com a supervisão de um profissional da área. Assim você evita o acréscimo de dores devido à má execução de certos movimentos.

Ficou mais animado? Então, agora é com você! Escolha uma modalidade ou algum tipo de exercício para dores mencionados neste artigo e comece a praticar hoje mesmo. Com o passar do tempo, será possível notar importantes melhoras no seu dia a dia. E não se esqueça de consultar seu médico regularmente, combinado? Isso é essencial para verificar se você está apto a realizar os exercícios para dores, com segurança.

Gostou deste artigo? Aproveite para compartilhá-lo em suas redes sociais! Assim, outras pessoas também poderão conhecer esses 6 exercícios para dores que mudarão a sua rotina… PRA MELHOR!

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